sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Download de informações direto para o cérebro


Imagine poder simplesmente colocar no seu cérebro todo o conhecimento que o mundo tem em artes marciais, e instantaneamente sair por aí brigando que nem o Bruce Lee? Parece bom demais para ser verdade. Mas de acordo com os pesquisadores da Universidade de Boston em ação conjunta com os japoneses do Laboratório Computacional de Neurociência, isso é uma realidade da qual estamos começando a chegar bem perto.

Os pesquisadores desenvolveram um método de ressonância magnética decodificada, que induz a ativação de informações gravadas com antecedência nas áreas visuais do cérebro, e por conta disso, é capaz de, em termos leigos, produzir conhecimento. E de acordo com os testes, o tal procedimento realmente vem causando um aumento na performance dessas áreas visuais do cérebro, o que seria o primeiro de poucos passos na direção do sucesso do projeto. O projeto demonstrou que através do córtex visual de uma pessoa, é possível manipular as atividades cerebrais. E a parte mais curiosa disso tudo é que os melhores resultados até agora vieram de pessoas que não tinham ideia do que estavam aprendendo.
Ou seja, tocar piano, relaxar, aprender aquela matéria chata para a faculdade ou até mesmo masterizar esportes são coisas que no futuro muito possivelmente poderão ser dadas a nós através de sinais cerebrais. Sem a gente precisar fazer esforço nenhum.
Mas será que isso não vai tirar um pouco a graça das coisas? Ou deixar ainda mais intensas as competições, que vão acabar virando duelos de titãs em todas as categorias? Deixem suas opiniões e confira o vídeo que trata do assunto inverso, que é, basicamente, fazer o upload do seu cérebro para um computador:


Sem comentários:

Enviar um comentário